Sinônimo: TAP
Interpretação:
O TP avalia as via extrínseca e comum da coagulação, sendo dependente da integridade dos fatores VII, V, II, e X. Como os resultados do TP do mesmo paciente e na mesma amostra podem variar entre laboratórios, criou-se uma tromboplastina padrão, de modo que os reagentes para TP devem ser comparados à tromboplastina padrão, o que é denominado Índice de Sensibilidade Internacional (ISI).
Indicação: Monitorização do uso de anticoagulantes orais antivitamina K.
Interpretação clínica: Os resultados do TP podem ser reportados em tempo de protrombina, atividade enzimática (%) e RNI (ver também RNI). O valor de referência para o TP varia de acordo com o reagente utilizado.
Um tempo de protrombina alargado está relacionado principalmente ao uso de determinadas medicações, doenças hepáticas ou deficiência de fator VII. É pouco sensível à deficiência de fibrinogênio, mas hipofibrinogenemia grave (fibrinogênio inferior a 100 mg/dL) encontra-se alargado; na afibrinogenemia está incoagulável. Pode estar prolongado em deficiências hereditárias, principalmente do fator VII, ou adquiridas, como na deficiência de vitamina K, coagulação intravascular disseminada (CID), uso de medicamentos e doença hepática. Em relação ao ISI, quanto mais próximo de 1,0, mais sensível é a tromboplastina.
Fonte: Laboratório Alvaro
Obs.: A interpretação definitiva deve ser efetuada pelo médico em conjunto com a análise individual do paciente.
*Este banco de dados traz informações preliminares e não vincula oferta e prestação do serviço.
Preço: Sob consulta
Para informações sobre
jejum,
prazos e
preços, entre em contato conosco: