Porto Alegre / RS | 51 3228 3753 |
Porto Alegre / RS | 51 3061 2313 |
Central | 51 92073502 |
Exames para detecção e/ou quantificação do CORONAVÍRUS 2019, causador da COVID-19, responsável pela pandemia de 2020.
Os testes de farmácia, antígeno, não possuem validade diagnóstica entenda o porquê. RDC 44/2009 ANVISA
Testes diretos= RT-PCR e Antigeno viral, DIZEM SE ESTÁ COM O VÍRUS NA CAVIDADE NASOFARINGEA, NAQUELE MOMENTO.
- Detecção por PCR: Detecção da presença do vírus nas secreções oro e naso faríngeas. Indicado entre o primeiro e décimo dia de infecção. Para coleta de swab nasofaringe, o paciente deve evitar o uso de sprays nasais ou outros medicamentos de uso local no dia da coleta. A alimentação no período de 2 horas anterior ao exame deve ser informada ao coletador, devido a possibilidade de regurgitação. (Consulte modalidade de urgência para prazo de 1 dia)
PROMOÇÃO: Covid RT-PCR Preço: R$ 239,00 (a partir de 11/01/2023), em até 24 horas, com laudo em inglês e espanhol, mediante solicitação, somente nas unidades Porto Alegre, Triunfo, Encruzilhada. Prazo de 2 a 5 dias úteis, a contar da data da coleta. Data da coleta é o dia da coleta até as 14:00 horas, para Encruzilhada do Sul até 11:40 horas.
Antígeno covid 19, preço R$80,00.
https://youtu.be/13U-tol9u8s
-Teste Rápido (Antígeno SARS-Cov-2): Detecção direta por TESTE RÁPIDO do antígeno da cápsula do vírus realizado por swab nasal. Detecta de 0 a 9 dias após contato. É utilizado Kit diagnóstico da Abbott, que apresenta 100% de detecção de 0 a 3 dias do contato e de 89% de 4 a 7 dias (informação fornecida a partir de testes em pacientes contaminados, segundo ensaio realizado pelo fabricante do Kit).
Testes Indiretos:
Exames sorológicos (Indiretos - DIZ OU REFERE A UMA RESPOSTA QUE O CORPO APRESENTOU PELO CONTATO COM O VÍRUS, EM GERAL PASSADA, DEPENDE DA RESPOSTA INDIVIDUAL QUE VARIA E TAMBÉM DO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE AO VÍRUS, QUE NÃO RARO É DIFERENTE DO QUE SE ESPERA PELA IMUNOLOGIA CLÁSSICA):
- Teste Rápido (IgM/IgG): Detecção por TESTE RÁPIDO da presença individualizada dos anticorpos IgG e IgM no soro do paciente.
- Anticorpos Totais (IgM+IgG): Quantificação dos anticorpos IgG e IgM somados, sem dosagem individual no soro do paciente.
- Anticorpos IgM e IgG: Quantificação dos anticorpos IgG e IgM individualizada de cada um deles no soro do paciente. Indica infecção recente (a partir do sétimo dia) ou passada (curada).
- Anticorpos IgG: Quantificação dos anticorpos IgG no soro do paciente. Indicado para pacientes assintomáticos que tiveram ou não contato com alguém infectado ou que apresentaram sintomas típicos de COVID-19 a pelo menos duas semanas. Os anticorpos IgG da COVID-19 tem mostrado tendência de aparecimento mais tardio, podendo ser em torno de duas semanas após o início dos sintomas e em algumas situações até mais de um mês. A persistência dos anticorpos igG identifica as pessoas que foram infectadas, se recuperaram da doença e potencialmente se tornaram imunes.
- Anticorpos IgA e IgG: Quantificação dos anticorpos IgA e IgG individualizada de cada um deles no soro do paciente. Indica infecção recente (a partir do sétimo dia) ou passada (curada).
Observações:
Não é necessário jejum para nenhum dos exames acima.
Anticorpos são detectados de uma semana até anos após contato. Como não se sabe o dia de contato em assintomáticos, os exames sorológicos podem ser realizados a qualquer momento.
A metodologia e o preparo dos testes rápidos ofertados não são iguais aqueles realizados em fármacias, que de acordo com a RDC 44/2009 ANVISA, não podem ser utilizados, EM HIPÓTESE NENHUMA, para fins diagnósticos.
Art. 69. A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímico oferecida na farmácia e drogaria deve ter como finalidade fornecer subsídios
para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, visando à melhoria da sua qualidade de vida, não possuindo, em nenhuma
hipótese, o objetivo de diagnóstico.
Não há pré-requisitos laboratoriais para a indicação destes exames, visto que existem pacientes assintomáticos com a doença.
A indicação técnica de desempenho da metodologia de exames sorológicos indica que o teste seja realizado a partir do sétimo dia de sintomas. A realização do exame fica a critério do paciente ou do médico.