Sinônimo: Cross Match - Citotoxicidade
Interpretação:
O cross-match (prova cruzada) é um teste que determina se o receptor tem anticorpos contra o potencial doador.
Para a realização do cross-match mistura-se uma pequena quantidade de soro do receptor com uma pequena quantidade de células mononucleares do provável doador (reação mediada por complemento). Se o paciente tiver anticorpos contra o HLA do doador, as células do doador serão lesadas (morrem) e este cross-match é chamado de positivo.
Um cross-match positivo representa uma forte contra-indicação ao transplante, pois significa que o receptor possui anticorpos para atacar as células do doador, possibilitando, da mesma maneira, o ataque ao rim transplantado.
É o Cross Match realizado para verificar a existência de anticorpos pré-formados, anteriormente ao transplante de órgãos, reativos aos linfócitos T e/ou B do doador.
Indicações:
Avaliação pré-transplante.
Interpretação clínica:
Em transplantes uma prova cruzada positiva representa contra-indicação à realização do transplante, sugerindo que o receptor rejeite as células do doador e, consequentemente, o órgão ou tecido a ser transplantado.
Sugestão de leitura complementar:
Schweitzer, Eugene J, Wilson, Jessica S, Fernandez-Vina, Marcelo, et al. A High Panel-Reactive Antibody Rescue Protocol for Cross-Match-Positive Live Donor Kidney Transplants. Transplantation 2000; 27 November 2000; 70(10): 1531-36.
Fonte: Laboratório Alvaro
Obs.: A interpretação definitiva deve ser efetuada pelo médico em conjunto com a análise individual do paciente.
*Este banco de dados traz informações preliminares e não vincula oferta e prestação do serviço.
Preço: Sob consulta
Para informações sobre
jejum,
prazos e
preços, entre em contato conosco: