Interpretação:
A cotinina é metabólito da nicotina e sua dosagem utilizada por clínicas de tratamento para fumantes, em exames para companhias de seguros e como um teste para determinar o grau de exposição passiva ao cigarro, quando se deseja quantificar esta exposição.
** A cotinina é o principal produto da degradação hepática da nicotina e possui uma semi-vida de aproximadamente 17 horas. É o marcador ideal para o estudo de fumadores ligeiros ou esporádicos e para a monitorização da abstinência tabágica
Sinônimos: Nicotina, metabólito.
Indicações: Quantificação da exposição ao cigarro; pode ser quantificada no sangue ou na urina, mas como nesta última os seus níveis são mais elevados, é o mais utilizado.
Interpretação clínica: É o método mais sensível e específico para a avaliação do uso ou da exposição passiva ao tabaco. A dosagem avalia, especificamente, a inalação de tabaco e, consequentemente de nicotina. Após uma semana de abstinência, ou pouco menos do que isso, a dosagem da cotinina se torna negativa.
Sugestão de leitura complementar:
Neal L. Benowitz, Katherine M. Dains, Delia Dempsey, et al. Urine nicotine metabolite concentrations in relation to plasma cotinine during low-level nicotine exposure. Nicotine Tob Res. 2009; 11(8): 954-60.
Andy Z.X. Zhu, Caroline C. Renner, Dorothy K. Hatsukami, et al. The ability of plasma cotinine to predict nicotine and carcinogen exposure is altered by differences in CYP2A6: the influence of genetics, race and sex. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2013 April; 22(4): 708-718.
Fonte: Laboratório Alvaro
Obs.: A interpretação definitiva deve ser efetuada pelo médico em conjunto com a análise individual do paciente.
*Este banco de dados traz informações preliminares e não vincula oferta e prestação do serviço.
Preço: Sob consulta
Para informações sobre
jejum,
prazos e
preços, entre em contato conosco: