Sinônimo: Depuração de Creatinina; filtração glomerular;
Interpretação:
A creatinina é uma das melhores substâncias para a avaliação da taxa de filtração glomerular por várias razões: é uma substância endógena, sintetizada a uma taxa relativamente constante por cada indivíduo e é praticamente excretada por filtração glomerular (não há reabsorção tubular e existe uma secreção tubular apenas residual), podendo ser facilmente analisada. Assim, o clearence de creatinina é a prova mais popularizada para determinar a função renal.
Teste utilizado na analisa a taxa de filtração glomerular em avaliação da função renal, calculado através da fórmula Cl= U x V/ P sendo que:
U= concentração urinária de creatinina; obtida por método colorimétrico - reação de Jaffé ; V= Volume urinário minuto, calculado dividindo-se o volume total da amostra pelos minutos de coleta. Ex: clearence de 24h divide-se por 1440 min; 12h = 720min, etc. Pode-se calcular o clearence de qualquer período, desde que o tempo de coleta e o volume urinário sejam rigorosamente anotados; P= concentração plasmática de creatinina. O resultado encontrado deve então ser corrigido pela área corpórea, onde Fator = 1,73/A onde A= área corporal obtida por nomograma A correção se dá pela fórmula: Cl corr= Cl sem x Fator.
Sinônimos: Depuração renal de creatinina.
Indicação: Avaliação da função renal; estimativa da taxa de filtração glomerular; seguimento de progressão de insuficiência renal.
Interpretação clínica: Quando comparado à avaliação dos níveis séricos de uréia e creatinina isolados, permite um diagnóstico mais precoce de alteração da função renal. A depuração está diminuída em nefropatias agudas e crônicas. Usadtambém no acompanhamento destas nefropatias e ajuste de dose terapêutica de algumas medicações. Deve-se considerar que a função renal decresce em 10% a cada década após os 50 anos.
A velocidade de filtração glomerular aumenta na gravidez, e com exercícios físicos. Vários medicamentos interferem com a sua excreção, incluindo trimetoprim, cimetidina, probenecid, ácido ascórbico, hidantoína e cefalosporinas e na presença de glicose e corpos cetônicos.
Sugestão de leitura complementar:
Shivaraj Gowda, Prakash B. Desai, Shruthi S. Kulkarni, et al. Markers of renal function tests. N Am J Med Sci. 2010; 2(4): 170-3.
Fonte: Laboratório Alvaro
Obs.: A interpretação definitiva deve ser efetuada pelo médico em conjunto com a análise individual do paciente.
*Este banco de dados traz informações preliminares e não vincula oferta e prestação do serviço.
Preço: Sob consulta
Para informações sobre
jejum,
prazos e
preços, entre em contato conosco: